ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Cada Jovem Conta monitora alunos acolhidos

Encontros periódicos traçam encaminhamentos de proteção dos estudantes

20-02-2018 | 13:12:31

       O acompanhamento dos jovens identificados pelo Programa Cada Jovem Conta continua alerta à proteção de estudantes contra fatores de risco de violência. Nesta terça-feira (20), integrantes da rede multidisciplinar discutiram os casos atendidos e definiram as ações para ajudar alunos e oferecer o apoio necessário para garantir sua permanência na escola.

      Os servidores públicos engajados no Programa reúnem-se periodicamente para transformar elementos de risco em estratégias protetivas de alunos em vulnerabilidade social. O processo construído e executado coletivamente integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz.

Foto: Janine Tomberg

      Os profissionais que compõem os microterritórios 1 e 2 (Areal, Dunas e Bom Jesus) compartilham informações sobre os novos acolhidos e os que estão em acompanhamento. No momento, monitorar a efetivação das rematrículas é uma das principais táticas para combater a evasão. 

      O contato direto com os alunos nos educandários e a oferta de vagas em oficinas, cursos profissionalizantes, prática de esportes e de emprego, pelo Banco de Oportunidades, despontam como os atrativos disponibilizados para resgatar jovens em trajetórias destrutivas. 

      Os serviços de saúde e assistência social também são aliados importantes no enfrentamento ao consumo de drogas ou álcool, más companhias, ou conflitos familiares. A escola é o ponto de partida para a identificação dos estudantes, que passam a receber atenção especial de toda a rede com serviços de saúde e assistência social. Tudo é analisado e tratado individualmente e com sigilo para evitar qualquer tipo de estigmatização.

      A secretária executiva do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), órgão responsável pela coordenação do eixo preventivo do Pacto, Jacqueline Dutra, apontou a necessidade da atuação conjunta de todas as secretarias para observar fontes de ameaças além do ambiente escolar. 

“Precisamos identificar qual é o foco do problema, que pode estar fora da escola, e agir para solucioná-lo”, afirmou.

      Servidores das secretarias de Assistência Social (SAS), de Saúde (SMS) e Educação e Desporto (Smed) participaram das encontro pela manhã e que terá nova rodada de avaliações e encaminhamentos à tarde.

Tags

pacto, cada jovem conta, alunos, estudantes, vulnerabilidade social, proteção, rede

Carregando 0%
Carregando 0%