Cejusc e Prefeitura viabilizarão a ampliação dos facilitadores da Justiça Restaurativa
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 24-11-2017 | 19:34:00
Uma reunião, realizada na tarde desta sexta-feira (24), com representantes do Foro de Pelotas, Prefeitura e Senac definiu a estratégia para o trabalho dos Círculos de Paz, promovido pelo Judiciário, que com a parceria do Município será ampliado. O plano é “formar formadores” para os mais diversos projetos onde a mediação de conflitos é necessária, como entre vizinhos e nas comunidades escolares.
O projeto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) capacitará 20 pessoas, que serão multiplicadoras do conhecimento. Os participantes serão selecionados entre os primeiros facilitadores formados, em 2014 e 2015, que tenham participado de vários círculos. A formação, integrante do projeto Pacto Pelotas pela Paz, será custeada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), uma das áreas que mais tem necessitado do serviço.
Em Pelotas, o projeto começou em 2013 e já foi utilizado em diversas escolas do município e no Residencial Buenos Aires. Na área da habitação, os círculos fazem parte do projeto Bons Vizinhos, e discutem dentro de um bairro ou condomínio formas de solucionar problemas sem o uso da violência. O residencial Aragano receberá a equipe no dia 9 de dezembro para iniciar o trabalho. Os moradores serão divididos em grupos.
O secretário da SHRF, Ubirajara Leal, diz que a ideia é começar nos residenciais Amazonas e Roraima, no Sítio Floresta, logo que forem entregues aos moradores, antes que possam surgir conflitos. O diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral, afirma que, com a mediação, os conflitos podem ser solucionados de maneira tranquila, sem o uso da violência ou a imposição da força.
A próxima reunião será realizada dia 1º de dezembro, no Foro, com a participação dos voluntários.