Execução do projeto continua com a conclusão prevista para este ano

Obras do futuro HPS evoluem em cada pavimento

Execução do projeto continua com a conclusão prevista para este ano
Por Tânia Magalhães 27-06-2025 | 10:00:05
Tags: futuro hps, andamento das obras, regional

As obras de construção do futuro Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas (HPS) evoluem, de acordo com o cronograma, de forma diferenciada em cada pavimento. A execução do projeto encontra-se, atualmente, em torno de 80%. O investimento no novo complexo, situado à avenida Bento Gonçalves, 4.590, de acordo com o contrato assinado em março de 2022, entre governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura, é de, aproximadamente, R$ 60 milhões, com recursos do programa Avançar RS e contrapartida do Município. As obras transcorrem sob fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) a cargo da empresa Construtora Augusto Velloso S/A.

Prefeito acompanha evolução da obra - Foto: Volmer Perez
“Além de concluir a construção, Pelotas quer assegurar à população o acesso a serviços de qualidade, que devem se iniciar desde o momento da chegada do paciente e perdurar no período de permanência no HPS. Da recepção à internação e no tempo que o caso demandar atendimento, o Município deverá disponibilizar atenção de equipes capacitadas. Não só os recursos da tecnologia de ponta e dos equipamentos e instalações de última geração devem ser utilizados, mas, também, o trato acolhedor e sensível do atendente, marcando o diferencial da consideração com cada pessoa, como incentivo à superação da crise, do trauma, da doença”, pontua o prefeito Fernando Marroni.

O prefeito ainda afirma que a gestão não poupará esforços para dotar o HPS com recursos profissionais, em todas as esferas, para atender as demandas local e regional. Ao todo, 23 municípios da Zona Sul poderão direcionar pacientes para o futuro Pronto Socorro.

Obras evoluem em todos os pavimentos - Fotos: Volmer Perez

O HPS segue o modelo do Ministério da Saúde de hospital geral, com capacidade para atendimento especializado tipo II, com acolhimento de urgências e emergências. A unidade foi projetada para receber pacientes de Pelotas e da Zona Sul, do sistema público de saúde, contando com recursos humanos e tecnologias para casos clínicos e cirúrgicos.

Para o secretário de Urbanismo, Otávio Peres, o Hospital Regional de Pronto Socorro encontra-se em localização estratégica, cumprindo requisitos de fácil acesso para os moradores de Pelotas e, também, das cidades da região. “No prolongamento da avenida Bento Gonçalves, estamos com planos de reforçar a saúde, com outros equipamentos de caráter regional, a exemplo de duas propostas que submetemos ao Programa de Aceleração do Crescimento, que são a Policlínica Regional, que seria um prédio dedicado a atendimentos especializados em saúde, e um Caps III, que é o mais avançado Centro de Atenção Psicossocial, inclusive, com tendimento 24 horas.”

Sobre o andamento da obra, Peres observa que segue à logica de acabamentos dos pavimentos superiores aos inferiores, trazendo as execuções prontas de cima para baixo. “Externamente, o Hospital já está com as obras bastante avançadas, passando a ideia de quase conclusão. Internamente, os serviços nos pavimentos seguem cronogramas diferenciados de adiantamento.”

Em 9,3 mil metros quadrados de área construída, o HPS terá 121 leitos clínicos, sendo 20 destinados a Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) – dez adultas e dez pediátricas. O Hospital contará com cinco salas cirúrgicas, instalações para recuperação e atendimento básico em cirurgia geral, traumato, bucomaxilo e cardiologia.  

A secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, reafirma que o Município já conquistou R$ 32 milhões para investir em equipamentos para o HPS. Os recursos têm origem no InvestSUS e no programa Avançar do governo gaúcho. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanha, passo a passo, a evolução da construção do Hospital.

Andamento das obras

Conclusão está prevista até o fim do ano - Fotos: Divulgação/Seurb

- Pavimento térreo

O pavimento térreo conta com as alvenarias concluídas e, no momento, equipes trabalham na instalação de louças e metais sanitários.

- Primeiro pavimento

Estão em execução as paredes e forros em drywall, espécie de gesso acartonado, além do sistema de climatização e das instalações elétricas.
 

- Segundo pavimento

Três frentes de trabalho atuam no segundo pavimento, desenvolvendo as atividades de instalação de esquadrias de alumínio, aplicação de piso vinílico e serviços de pintura, que envolvem uso de massa, lixamento e aplicação de tintas.

- Terceiro pavimento

O terceiro pavimento é o que demanda mais mão de obra no momento, com instalação de portas de madeira, portas corta-fogo, pintura nas Enfermarias, instalação da iluminação e do sistema de sonorização.

- Quarto pavimento

O quarto pavimento recebe a instalação do sistema de controle de acesso e das portas corta-fogo. O local é, entre os demais, mais avançado no projeto, já dispondo de forros, pisos vinílicos e pintura, faltando os serviços de acabamentos finos e aparelhos.

Notícias Relacionadas

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp

Vacinação contra gripe atinge 45,47% do grupo prioritário em Pelotas

Vacinação contra gripe atinge 45,47% do grupo prioritário em Pelotas

Casos de dengue em Pelotas mantem estabilidade

Casos de dengue em Pelotas mantem estabilidade

Nove UBSs funcionarão parcialmente na tarde desta sexta-feira

Nove UBSs funcionarão parcialmente na tarde desta sexta-feira