ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Palestra marca as comemorações dos 40 anos do Museu da Baronesa

Prefeita Paula Mascarenhas prestigiou o evento que contou com a presença de Oswaldo Antunes Maciel, membro da família originária do Parque da Baronesa

Por Micael Carvalho 23-09-2022 | 17:51:22

A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta sexta-feira (23), da palestra Histórias de um Solar, Histórias de um Museu, no auditório Carlos Reverbel do Instituto João Simões Lopes Neto. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Pelotas, contou com a presença de Oswaldo Antunes Maciel, integrante da família responsável pela edificação do prédio localizado no interior do Parque da Baronesa. O evento integra as comemorações dos 40 anos do Museu.

Foto: Gustavo Vara

Paula destacou a importância de receber, em Pelotas, um dos moradores da antiga Chácara da Baronesa em pleno ano de comemoração dos 40 anos da criação do Museu. “O nosso museu passa, atualmente, por uma grande restauração. O processo garantirá um espaço mais qualificado para receber os visitantes. É importante destacar que a comunidade pelotense se apropriou do Parque da Baronesa, tornando-o o maior parque de Pelotas, e isso só foi possível através da sensibilidade da doação de uma família”, afirmou.

Oswaldo, neto de Amélia Annibal Hartley Antunes Maciel - segunda geração da família da Baronesa -, agradeceu a oportunidade de retornar ao município e parabenizou a Prefeitura pela administração do local. “Olhando para Pelotas, hoje, eu consigo ter noção do significado que essa doação teve. É preciso reconhecer o trabalho que a Prefeitura tem realizado no parque e no museu, conservando e valorizando esse espaço que hoje é de todos os pelotenses”, afirmou.

Foto: Gustavo Vara

Durante o evento, foi apresentado o trailer do filme Entre Amélias, produção da empresa Anhangá Filmes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A obra audiovisual deve estrear em outubro deste ano e contará a história da Baronesa que, em viagem para o Rio de Janeiro, se comunicava por cartas com a filha Amélia, que ficou em Pelotas residindo na Chácara da Baronesa.

Estiveram presentes na solenidade o diretor do Sesc Pelotas, Luís Fernando Parada, a vice-reitora do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Veridiana Krolow Bosembecker, o presidente da Associação dos Amigos do Museu Parque da Baronesa (Ambar), Henrique Fetter Carvalho, e os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig.

Museu da Baronesa

Construída em 1863 pela família Antunes Maciel, a Chácara da Baronesa, como era conhecida, foi doada ao Município somente no ano de 1978, após três gerações da família. Quatro anos depois, em 1982, a Prefeitura de Pelotas inaugurava o Museu Municipal Parque da Baronesa. Atualmente, o espaço é reconhecido como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A atual diretora do museu, Fabiane Moraes, comenta que, anualmente, o aniversário é comemorado no dia 25 de abril, mas, em razão dos 210 anos de Pelotas, as festividades foram estendidas até o fim do ano.

“A gente decidiu prolongar as comemorações devido ao aniversário da cidade, unindo duas datas importantes para o Município. Esses 40 anos do Museu carregam muito sentido, visto que a Baronesa faz parte desta cidade, contando para as novas gerações a história da Pelotas antiga”, afirma a gestora.

As festividades alusivas aos 40 anos de atividade seguem ao longo do ano com exposições e a estreia oficial do filme Entre Amélias.

Tags

Museu da Baronesa, Aniversário, 40 Anos, Instituto João Simões Lopes Neto, Oswaldo Antunes Maciel

Carregando 0%
Carregando 0%