Solenidade marcou também a oficialização da adesão de Pelotas ao SIM
28-12-2017 | 16:49:00
Oito viaturas, cinco para o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), e três para o 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) foram entregues, nesta quinta-feira (28), para qualificar o enfrentamento à violência em Pelotas e Rio Grande. Ao lado de lideranças políticas locais, regionais e representantes das forças de segurança, a prefeita Paula Mascarenhas, recebeu o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, no Largo Edmar Fetter, onde Schirmer reafirmou a sintonia das esferas estadual e municipal na gestão do combate à criminalidade. No mesmo ato, Paula oficializou a adesão da cidade ao Sistema de Segurança Integrado com os Municípios (SIM/RS).
Em Pelotas, os cinco Toyota Corolla irão substituir as viaturas antigas e intensificar o patrulhamento na cidade. Ao repercutir no eixo Policiamento e Justiça, do Pacto Pelotas pela Paz a ação fortalece a integração entre os órgãos de segurança que terão esse suporte técnico para continuar a reduzir os indicadores de criminalidade junto às atividades do segmento preventivo.
“Essas viaturas vão permitir que tenhamos o policiamento ostensivo reforçado. É bom saber que estamos em sintonia com a visão estratégica, de planejamento integrado do Estado, que é o que temos feito com a Brigada e a nossa Guarda Municipal”, afirmou Paula.
Schirmer elogiou o grupo multidisciplinar engajado em Pelotas no desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate ao crime.
“Aqui se respira uma administração empreendedora, que acredita na união e na parceria. Parabenizo seu esforço, trabalho, dedicação e liderança em favor da integração da segurança pública”, enfatizou Schirmer.
Os veículos integram o primeiro lote com 118 unidades disponibilizadas pelo governo do Estado aos municípios com mais de 35 mil habitantes em áreas com maiores índices de violência, eixo Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Serra, cidades turísticas e litorais Norte e Sul. O investimento total de R$ 25 milhões reúne recursos do BNDES e dos cofres estaduais para reequipar o trabalho das polícias militares com 238 automóveis.
Na mesma solenidade o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Branco, anunciou a liberação de R$ 100 mil para a Saúde, recursos estaduais que serão divididos entre os municípios e hospitais.
O vice-prefeito Idemar Barz, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, o deputado estadual Catarina Paladini (PSB), os vereadores Daiane Dias (PSB), Éder Blank (PDT), Salvador Ribeiro (PMDB) e Zilda Bürkle (PSB), o vice-prefeito de Rio Grande, Paulo Renato Gomes, o prefeito de Jaguarão e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) Favio Teles também estiveram presentes na cerimônia.
Lançado em abril deste ano, o Sistema de Segurança Integrado com os Municípios (SIM/RS) é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e reúne órgãos estaduais, municipais, federais e entidades da sociedade civil organizada. Com a adesão, a Guarda Municipal poderá acessar online o banco de dados com os registros das ocorrências da Brigada Militar e Polícia Civil locais e de outras cidades gaúchas diretamente do sistema Consultas Integradas.
O uso da ferramenta permitirá que os guardas visualizem informações de identificação e situação de pessoas e veículos, armas e foragidos da Justiça diretamente nos tablets, em tempo real nas abordagens e operações de policiamento.
Outro ganho é o acesso gratuito ao sistema de reconhecimento de placas de veículos, Sistema OCR, do inglês Optical Character Recognition. A ferramenta é fundamental para garantir a implementação do cercamento eletrônico - um conjunto de câmeras que deverão ser instaladas nas entradas e saídas da cidade para monitorar a circulação de veículos.