ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Rede Covid passa por reestruturação em Pelotas

Sem financiamento federal e com a queda no número de casos, os leitos de enfermaria para coronavírus serão fechados a partir desta terça-feira (15). Os hospitais passarão a atender os pacientes em espaços de isolamento

Por Marina Amaral 15-03-2022 | 09:53:56

*Atualizado às 10h29min do dia 15/03/2022.

Nesta terça-feira (15), tem início a reestruturação da rede de atendimento a casos de coronavírus em Pelotas, com fechamento de leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação da doença nos hospitais. Pacientes serão absorvidos pelas instituições de saúde em áreas de isolamento. As novas medidas são consequência do fim do financiamento dos leitos por parte do governo federal, o que impede o credenciamento de leitos, além da gradual queda nos números de infecções e internações causadas pelo vírus.

O processo de absorção de pacientes pelos hospitais em leitos de isolamento e encaminhamentos necessários de acordo com suas outras patologias, conforme explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini. Isso significa que, por exemplo, se um paciente oncológico estiver infectado pela Covid-19, ele será encaminhado para o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) ou para a Santa Casa de Misericórdia, que são instituições referência no tratamento oncológico. Já um paciente cardiopata, diagnosticado com coronavírus, será encaminhado à Beneficência Portuguesa ou à Santa Casa, pela mesma lógica.

A partir de 1º de abril, as vagas de UTI exclusivas começam a ser encerradas. Com a reorganização, os dez leitos destinados ao tratamento de Covid instalados na Santa Casa e os outros oito do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU/UCPel) passarão a compor a rede de UTI geral do Município via Sistema Único de Saúde (SUS). Os outros dois leitos do HU/UCPel serão privados. 

“A nossa estrutura de UTIs gerais do Município vai ser, então, ampliada do que era antes da pandemia, sendo 18 leitos do SUS”, completou Roberta.

A secretária também destaca que a Santa Casa possui UTI com os dez leitos individuais, o que “possibilita a inserção de pacientes em isolamento em cada um desses leitos, fora os leitos de tratamento intensivo que todos os hospitais já têm destinados ao isolamento.”

Tags

reestruturação, rede covid, leitos, áreas de isolamento

Carregando 0%
Carregando 0%